Arquivo mensal Novembro 2020

PorFórum

Pandemia altera as Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de convid-19, viu-se obrigado a alterar a programação habitual das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro.

Ler mais

PorFórum

A vida independente já “mora” em Guimarães

O alargamento do financiamento dos projetos piloto do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) confirma a importância deste serviço de assistência pessoal para a autonomia das pessoas com deficiência. Tanto Ângela Silva que deixou de frequentar o centro de dia da Casa do Povo de Creixomil e, desde o verão, beneficia deste serviço como a mãe Maria do Céu Silva se manifestam satisfeitas com esta alternativa encontrada.

Ler mais

PorFórum

I Conferência Cercigui

“O percurso de vida da pessoa com deficiência” serve de mote para a conferência que a Cercigui está organizar e que pretende realizar a 11 de dezembro, no Hotel da Oliveira, em Guimarães.

Ler mais

PorFórum

“A escola inclusiva não é um decreto-lei” na Revista ELO 27

O Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media foi convidado a escrever um artigo para integrar a 27.ª edição da revista ELO intitulada 60/30: os alicerces da escola cosmopolita.

Ler mais

PorFórum

Galeria de imagens: atividades em confinamento

Com as visitas suspensas, os clientes das instituições de apoio às pessoas com deficiência ocupam o tempo com atividades alusivas à estação do outono, ao Halloween, ao São Martinho que se assinalou a 11 de novembro e com os preparativos de natal que já está à porta.

Ler mais

PorFórum

“O Minhoto” – Troféus Desportivos distingue atletas de judo

A organização d’”O Minhoto” Troféus Desportivos na XXIII edição deste prémio decidiu, entre as várias distinções especiais atribuídas, homenagear cinco atletas de Judo da equipa do Vitória Sport Clube e da Cercigui.

Ler mais

PorFórum

Consulta Pública para a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

A proposta de Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 está disponível para consulta pública e qualquer pessoa pode enviar contributos para a mesma até 24 de dezembro.

Ler mais

PorFórum

Colóquio internacional dedicado à Vida Independente em Portugal

O Colóquio Internacional “Deficiência e Vida Independente em Portugal: desafios e potencialidades” realiza-se de 18 a 21 de novembro através da plataforma Zoom para refletir sobre a Vida Independente em Portugal, auscultando as boas práticas e os modelos de sucesso (e de menos sucesso) na Europa, na voz das pessoas com deficiência que estiveram na luta pela sua implementação e operacionalização.

Ler mais

PorFórum

Conversa partilha sobre Impactos COVID-19 na saúde mental das pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias

O Núcleo de Formação e Qualificação da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social através da iniciativa “Vamos Falar de…” propõe uma conversa partilhada no próximo dia 24 de novembro sobre os Impactos COVID-19 na saúde mental das pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias.

Ler mais