Pandemia altera as Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

PorFórum

Pandemia altera as Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de convid-19, viu-se obrigado a alterar a programação habitual das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro.

Este ano, para evitar ajuntamentos, em momentos como a caminhada inclusiva e o espetáculo no Centro Cultural Vila Flor, os elementos deste órgão informal de consulta gerido pelo município vimaranense decidiram optar pelas tecnologias e redes sociais para difundir um vídeo para alertar a opinião pública e os cidadãos em geral para os direitos das pessoas com deficiência.

O vídeo em questão vai compilar as mensagens e as fotografias de atividades desenvolvidas pelas organizações que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência e, além da divulgação online, será distribuído pelas escolas, entidades e pelos órgãos de comunicação social com o intuito de promover a discussão sobre esta temática.

“Para além do vídeo, serão espalhadas pelos territórios lonas com mensagens alusivas às comemorações, e que têm como objetivo fazer pensar os munícipes, consciencializando-os sobre a necessidade de serem tomadas atitudes e comportamentos inclusivos para com as pessoas com deficiência”, revelou a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira.

Cancelar as comemorações nunca foi uma hipótese considerada pelo Fórum Municipal e, a situação difícil que se vive atualmente, no entender da vereadora da Ação Social trouxe desafios acrescidos que vieram reforçar “a necessidade do trabalho em rede”. “Não poderia o Fórum deixar passar a data em branco. As comemorações vão necessariamente, pela força das circunstâncias, ser diferentes, mas sempre com o objetivo bem definido de apelar a todos os cidadãos que se envolvam na inclusão promovendo os direitos das pessoas com deficiência”, sublinha.

Paula Oliveira acrescenta ainda que no contexto da atual crise de saúde pública é muito importante estar mais atento à realidade de forma a assegurar as condições de bem-estar e todos os cuidados a que têm direito as pessoas com deficiência. “Num período em que o confinamento obriga a estar ainda mais em casa, é fundamental que a nossa rede social, da qual fazem parte o município, as escolas e instituições continuem a trabalhar no terreno atentas às necessidades que nos reportam e fazendo um esforço conjunto para corresponder de forma eficiente às necessidades dos nossos munícipes”, conclui.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta