CCVF celebrou 20 anos com espetáculo Atlas Guimarães

PorFórum

CCVF celebrou 20 anos com espetáculo Atlas Guimarães

No dia 21 de setembro de 2025, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) encerrou as comemorações dos seus 20 anos com o espetáculo Atlas Guimarães, uma criação de Ana Borralho & João Galante, realizada em colaboração com a casaBranca.

A performance reuniu 100 pessoas da comunidade de Guimarães, que aceitaram o desafio de se tornarem protagonistas desta celebração, transformando o palco num espaço coletivo que representa e afirma o território. O espetáculo destacou-se pelo caráter inclusivo e participativo, unindo cidadãos de diferentes idades, origens e experiências, numa experiência artística que refletiu a diversidade da cidade.

A realização deste espetáculo contou com a colaboração de várias organizações e entidades que tornaram possível este projeto. A Cercigui esteve presente, contribuindo para a dimensão inclusiva do evento. Paralelamente, a casaBranca assumiu a produção artística, enquanto o Teatro Municipal Maria Matos co-produziu o projeto. A residência artística foi organizada pelo Atelier re.al e o Espaço Alkantara, a Junta de Freguesia de Santos-o-Velho prestou apoio institucional, e a Oficina, entidade gestora do CCVF, coordenou a programação e logística da celebração. Com este espetáculo, o CCVF reafirmou, assim, o seu compromisso com a cultura como instrumento de inclusão e participação social, demonstrando que a arte ganha significado quando construída com e para a comunidade.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta