Aposta na formação em comunicação acessível e inclusiva

PorFórum

Aposta na formação em comunicação acessível e inclusiva

A Câmara Municipal de Guimarães dá mais um passo rumo à inclusão ao promover uma ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível e inclusiva dirigida aos elementos do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa realiza-se no auditório da FRATERNA – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, no dia 26 de novembro a partir das 14h30, prologando-se até às 17h30.

ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível e inclusiva Todos os participantes desta ação de formação – pessoas com deficiência, representantes e técnicos das entidades do concelho que trabalham na área da deficiência – terão a oportunidade de responder à pergunta: “Comunicação (in)Acessível ou não? Eis a questão”.

Esta formação pretende desmistificar a deficiência/diversidade funcional e explicar a influência que a utilização dos conceitos adequados poderão ter nas mudanças necessárias à construção de uma sociedade mais inclusiva. Além disso, este encontro é uma oportunidade de perceber o que se deve ter em conta na produção de conteúdos e documentos acessíveis, na apresentação da informação em sites e saber quais as tecnologias usadas por pessoas com deficiência para comunicar. Os participantes terão, também, a possibilidade de conhecer alguns aspetos relacionados com a comunicação acessível, como atender este público e como tornar os ambientes acessíveis.

A Câmara Municipal de Guimarães, entendendo que o acesso à informação é um direito, com a aposta nesta formação quis proporcionar aos principais intervenientes nesta área uma oportunidade para comunicarem cada vez melhor e chegarem a mais pessoas.

A desconstrução de mitos e preconceitos e consequente discriminação é no fundo o grande objetivo desta iniciativa que vai ao encontro da atividade que o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência tem promovido ao longo dos respetivos 15 anos de existência.

Este órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães é composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes e assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público.

Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os potenciais membros devem manifestar o respetivo interesse em integrar este grupo informal através do email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt .

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta