O Prémio Cartaz 3 de Dezembro é uma iniciativa promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que todos os anos desafia designers, artistas e cidadãos a criarem trabalhos gráficos que sensibilizem e mobilizem a sociedade para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.
Integrado nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, este prémio assume-se como um instrumento cultural de grande relevância, associando a força da comunicação visual à promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades.
O trabalho vencedor é distinguido com um prémio monetário no valor de 1.500 euros, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, e com um voucher igualmente no valor de 1.500 euros, oferecido pelo El Corte Inglés. Além disso, os vencedores e as menções honrosas recebem uma peça de arte exclusiva, concebida pelo CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, reforçando a ligação entre a arte e a causa da inclusão social.
Sobre o autor