Ação de Sensibilização sobre a Cegueira

PorFórum

Ação de Sensibilização sobre a Cegueira

No mês passado, a CERCIGUI promoveu uma elucidativa ação de sensibilização sobre a cegueira, abordando os desafios quotidianos enfrentados pelas pessoas com deficiência visual. A atividade foi conduzida por Nuno Costa, um dos formandos do curso de Operador de Informática desta entidade vimaranense e pela sua esposa, Ana Nascimento.

Durante a sessão, muitas perguntas foram respondidas, e foram desmistificadas ideias pré-concebidas e aclaradas as dúvidas sobre como os cegos realizam tarefas diárias que muitos consideram triviais. Por exemplo, os participantes aprenderam como os cegos contam o dinheiro, escolhem a roupa e distinguem as cores.

Através de explicações detalhadas e demonstrações práticas, Nuno e Ana proporcionaram uma compreensão mais profunda sobre as técnicas e recursos utilizados por pessoas cegas para realizar as atividades de vida diária de forma independente.

Segundo a Cercigui, o evento foi um sucesso, promovendo uma maior empatia e compreensão entre todas as pessoas presentes, tendo sido mais uma oportunidade para a comunidade aceder a informações valiosas sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta