Última reunião de 2019 do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência

PorFórum

Última reunião de 2019 do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência

Realizou-se a 12 de novembro a última reunião anual do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência com o intuito principal de preparar o programa das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se assinala a 03 de dezembro.

No entanto, antes de se proceder à discussão relativa à organização de todos os momentos que integram o programa de comemorações desta data, foi apresentado o projeto Re.store, uma marca amiga do ambiente porque foi criada nos pressupostos da economia circular – RE.ciclar, RE.utilizar, RE.duzir. A Re.store propõe-se a utilizar desperdícios têxteis nos seus produtos e porque está focada na Responsabilidade Social, determina também no seu modelo de negócio o envolvimento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no processo produtivo.

A marca deu a conhecer durante a reunião o primeiro produto, um saco de compras, com a medida de 40 por 40 centímetros que para que as associações tenham oportunidade de avaliar se querem participar neste projeto.

Entre outros assuntos da agenda de trabalhos, foram apresentadas as atividades desenvolvidas e a desenvolver pelo Balcão de Inclusão da Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente o Folheto de divulgação, a criação de um Guia de Recursos Municipal para a Deficiência. Também se apresentou os resultados do inquérito realizado pelo Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em parceria com o Observatório da Deficiência.

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência promove, desde 2005, este conjunto diversificado de atividades para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para concretizar esta iniciativa, que chama a atenção para as questões da inclusão, são convocadas todas as entidades vimaranenses que trabalham na área da deficiência que, em representação deste órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, se juntam para realizar esta festa de todos e para todos.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta