Vencedores do Prémio Praia + Acessível 2019

PorFórum

Vencedores do Prémio Praia + Acessível 2019

A praia fluvial de Monsaraz, do município de Reguengos de Monsaraz e a zona balnear dos Biscoitos, do município de Praia da Vitória foram as zonas balneares premiadas pelo júri do Prémio Praia + Acessível, ficando em primeiro e segundo lugares, respetivamente, num universo de 14 zonas balneares a concurso.

“O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro e segundo prémios às duas candidaturas cuja fundamentação evidenciou melhores práticas de acessibilidade e de apoio às pessoas com mobilidade condicionada na passada época balnear”, pode ler-se no site do Instituto Nacional de Reabilitação.

Estas duas praias terão a oportunidade de receber equipamentos para melhorar ainda mais a respetiva oferta de acessibilidade numa cerimónia a realizar este ano, “em sessão pública a anunciar oportunamente”.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à praia de Sta. Cruz-Centro, do município de Torres Vedras.

O galardão do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” é, todos os anos, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e pelo Turismo de Portugal I.P., “às zonas balneares portuguesas que asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto, autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada, e, portanto, um usufruto com equidade e dignidade destes espaços de lazer”.

“São exemplos destas mais-valias, entre outros possíveis: a disponibilização de equipamentos e apoio especializado para o banho e o passeio na praia, quer a pessoas com limitações de mobilidade, quer a pessoas cegas ou com baixa visão; a existência de espaços de acolhimento e zonas de sombra reservadas a estas pessoas; a promoção de atividades lúdicas, pedagógicas e desportivas inclusivas; a gratuidade do estacionamento reservado”, pode ler-se no site do INR, I.P.

Anualmente as duas praias que obtenham a melhor classificação na avaliação do júri nacional são distinguidas e têm a oportunidade de receber equipamentos para melhorar ainda mais a respetiva oferta de acessibilidade.

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta