Luís Filipe Silva, recentemente entrevistado pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães e um dos membros do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, está a desafiar a população com deficiência residente em Guimarães a integrar uma orquestra.
As inscrições para participar neste projeto musical, que conta com o apoio do apoio do Circulo de Arte e Recreio (CAR), em parceria com o Município de Guimarães e o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, estão abertas até 31 de agosto.
Luís Filipe Silva, inspirado no sucesso da Orquestra Parkinson de Braga, constituída por pessoas com a doença de Parkinson e criada com o apoio do Hospital de Braga em parceria com o Município de Braga, e da qual fez parte, agora quer expandir o perfil de pessoas a participar na orquestra vimaranense, considerando qualquer tipo de incapacidade.
A Orquestra “Som Único” foi provisoriamente intitulada, e simboliza a singularidade de cada participante, resultando num som coletivo verdadeiramente único. Este projeto visa não apenas a criação musical, mas também a promoção de uma mensagem poderosa de criatividade entre pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Os requisitos para a participação incluem:
- Possuir uma deficiência;
- Ter um Atestado Médico de Incapacidade Multiusos igual ou superior a 60%;
- Possuir autonomia para se deslocar aos ensaios;
- Ter ou não experiência musical;
- Ser residente no concelho de Guimarães;
- Estar disposto a aprender e a vivenciar uma nova experiência.
Sobre o autor