Plural&Singular e a ANCI protocolam apoio aos cuidadores informais

PorFórum

Plural&Singular e a ANCI protocolam apoio aos cuidadores informais

A Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, e a Associação Nacional de Cuidadores Informais – Panóplia de Heróis (ANCI) celebraram um protocolo de colaboração no âmbito do apoio psicológico em grupo dirigido aos cuidadores informais vimaranenses.

“No projeto ‘Nós, os cuidadores’ temos vindo a desenvolver sessões de apoio psicológico e de formação dirigidas aos cuidadores informais do concelho de Guimarães e é nesse sentido que vamos colaborar com a ANCI. A sinalização que a associação nacional fizer será encaminhada para a potencial participação nestas sessões em grupo”, explica a coordenadora do projeto da Plural&Singular, Sofia Pires.

Por sua vez, a Associação Nacional de Cuidadores Informais encara a formalização desta parceria com a Plural&Singular com muita satisfação. “É, com certeza, uma mais-valia termos como parceiro a Pural&Singular, com provas dadas no desenvolvimento de projetos no âmbito de apoio a cuidadores informais”, avalia a presidente da ANCI, Sílvia Artilheiro Alves.

Além de colaborarem na concretização deste modelo de apoio em grupo, ambas as instituições vão cooperar no desenvolvimento de outras iniciativas e projetos sociais em conjunto e na divulgação das atividades desenvolvidas por cada uma delas.

“O trabalho em rede é muito importante para nós: Aproveitar o que cada entidade tem de melhor para economizar tempo e recursos, ao mesmo tempo que se aposta no aperfeiçoamento das respostas dadas porque se aproveita o conhecimento e a experiência de todos os envolvidos. Com a ANCI sentimos que essa partilha será proveitosa e terá sempre como foco a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais”, acredita Sofia Pires.

“Será uma forma de dar resposta a algumas necessidades dos cuidadores informais, cumprindo os objetivos da ANCI nomeadamente no desenvolvimento de atividades que visam a qualidade de vida e a diminuição da perceção de sobrecarga dos cuidadores informais e promovendo a difusão de conhecimentos, experiências e boas práticas”, termina Sílvia Artilheiro Alves.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta