Risewise Jam

PorFórum

Risewise Jam

O RISEWISE [Women with disabilities In Social Engagement] que conta com o envolvimento das duas entidades portuguesas promotoras – a Universidade do Minho e a Fraterna, Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social – realiza hoje, 15 de junho, durante todo o dia uma iniciativa que reúne seis países numa sala Zoom para apresentar palestras, posters e interações informais realizadas durante os quatro anos de colaboração neste projeto.

“Este evento estava previsto ser presencial na cidade de Estocolmo e era uma espécie de reunião de encerramento do projeto. É uma reunião em Zoom que decorre em duas sessões paralelas, durante o dia todo e que vai apesentar da parte dos vários parceiros do projeto Risewise um conjunto de temas e de trabalhos realizados no âmbito do projeto”, explica a professora Paula Trigueiros da Escola de Arquitetura da UM.

A etapa final deste projeto, que estava previsto terminar em agosto, é a criação de um roteiro e a exploração de resultados. Mas devido à covid-19 e como houve muitas missões que ficaram sem efeito foi pedido um prolongamento e, segundo Paula Trigueiro, o projeto foi estendido até ao final deste ano.

Mas é precisamente no Risewise Jam que a coordenadora do projeto, Cinzia Leone, vai aproveitar para informar todos os envolvidos com mais detalhe da decisão tomada em relação à data de encerramento do projeto.

A partir de Guimarães no Risewise Jam serão apresentados três trabalhos, dois dos quais, com o envolvimento direto da docente da Universidade do Minho, Paula Trigueiro: “Um sumário das atividades desenvolvidas” durante 15 dias, em outubro do ano passado que envolveu cinco risewisers com missões estrangeiras em Guimarães, a Fraterna e a Universidade do Minho na auscultação de um grupo de uma comunidade vimaranense sobre as respetivas competências digitais. “Vai ser mostrado um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular Design e Serviços para a Inclusão do mestrado de Design de Produtos e serviços”, revela Paula Trigueiro.

Os Projetos Research and Innovation Staff Exchange (RISE) são um tipo de projeto do programa Horizonte 2020 que pretende melhorar a relação entre o mundo académico e os outros setores da sociedade. É nesse sentido que as organizações portuguesas que integram o RISEWISE são a Universidade do Minho e a Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social. Graças a esta oportunidade ambas trabalham com outros parceiros internacionais partilhando experiências e conhecimento, quer na área académica quer na área social e mesmo empresarial.

O projeto RISEWISE [Women with disabilities In Social Engagement] centra-se no grupo de mulheres com deficiência e pretende identificar as necessidades e as melhores práticas em vários países da União Europeia, representando ambientes culturais e socioeconómicos diferentes, com vista à respetiva integração e melhoria da qualidade de vida nas diferentes dimensões.

Pode participar no evento acendendo aos links do programa:

Meeting links

10.00 – 10.10 WELCOME

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

 

TRACK A1 – PARTICIPATION IN EDUCATION AND SPORTS

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

TRACK A2 – PARTICIPATION IN SOCIETY

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/65041879999

 

11.05 – 11.25 Risewisers empowering WWD in Guimarães by Paula Trigueiros, Alison Burrows, University of Minho

 

POSTER SESSION 

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

 

12.00 – 13.00 POSTER SESSION Alessandro Castellano, Sabrina Dapino, Sabrina Armenio, Paula Trigueiros, Thomas Westin, Clara Sánchez-Rebato Valiente, Antonia Durán Pilo, Carmen Miguel Vicente, Mª Ángeles Medina Sánchez, Ana Isabel Sanz Lledó, Maria Del Carmen Crespo Puras, Laura Scudieri.

TRACK B1 – PARTICIPATION IN EDUCATION AND SPORTS

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

 

15.25 – 15.45 Inclusive Minutes – Short Videos from UMINHO’s Students to The RISEWISE JAM. Paula Trigueiros, University of Minho

TRACK B2 – PARTICIPATION IN SOCIETY

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/65041879999

 

TRACK C1 – PARTICIPATION IN EDUCATION AND SPORTS

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

TRACK C2 – PARTICIPATION IN SOCIETY

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/65041879999

 

CLOSING and LOOKING AHEAD

JAM COCKTAIL PARTY

https://stockholmuniversity.zoom.us/j/792726642

               

 

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta