Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública

PorFórum

Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública

O Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública está regulamentado desde 19 de agosto, altura em que foi publicada em Diário da República a Portaria n.º 200/2020 que pretende acelerar a adaptação dos espaços públicos, equipamentos coletivos, estabelecimentos, condomínios e habitações.

Este é considerado um passo importante para o arranque das intervenções necessárias no sentido de eliminar barreiras arquitetónicas e criar espaços com condições de acesso para todos nos serviços públicos da Administração Central e na via pública.

A operacionalização deste Programa é da responsabilidade da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2020, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 25, de 5 de fevereiro de 2020.

No que toca ao financiamento público, o Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública é assegurado pelo Orçamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., tendo por base transferências com origem no Orçamento da Segurança Social – Subsistema de Ação Social.

Notícia em Língua Gestual Portuguesa AQUI

 

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta