Clientes do Alecrim foram surfistas por um dia

PorFórum

Clientes do Alecrim foram surfistas por um dia

O verão de 2020 dos clientes do centro de atividades ocupacionais e do lar residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães ficou marcado por uma aula de surf adaptado proporcionada pela SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado na praia de Matosinhos.

Devido à pandemia por covid-19 os clientes destas valências da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães têm estado mais resguardados na instituição, no entanto, para compensar esta falta de atividades no exterior a equipa técnica organizou uma “atividade desafiante e cheia de ondas” que “pudesse abranger um grupo de utentes com diferentes graus de funcionalidade” que segundo explica a terapeuta ocupacional, Andreia Videira, proporciona tanto benefícios físicos como mentais.

“Para além de promover várias competências a nível físico, como equilíbrio, coordenação motora, resistência respiratória e cardiovascular, entre outros, o surf permite ainda um aumento do bem-estar mental, inerente da conexão com a natureza, ajudando, assim, na melhoria do humor, na gestão do stress e proporcionando relaxamento”.

A terapeuta ocupacional revelou ainda que esta experiência permitiu também que alguns dos  utentes tivessem mais uma oportunidade para “ultrapassarem o receio que tinham pelo mar” e para ganharem mais confiança e se sentirem confortáveis “durante o tempo que permaneciam dentro de água”.

“Os nossos surfistas adoraram a experiência e desfrutaram do mar de uma forma mais divertida, como nunca haviam feito”, referiu ainda Andreia Videira.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta