Está de volta a campanha de recolha de brinquedos “Oferece… e faz uma criança feliz!”

PorFórum

Está de volta a campanha de recolha de brinquedos “Oferece… e faz uma criança feliz!”

A Campanha de recolha de brinquedos “Oferece… e faz uma criança feliz!”, lançada pela Universidade do Minho em 2006, depois de um interregno em 2020 devido à pandemia de covid-19, está de volta e recolhe, até ao final do mês de novembro, brinquedos novos para levar sorrisos e a magia do Natal às crianças com deficiência.

Com esta campanha pretende-se recolher brinquedos eletrónicos novos “maioritariamente brinquedos com luz, som e movimento, de preferência que não saiam do sítio” que, posteriormente, na primeira semana de dezembro serão adaptados para permitir que crianças com mobilidade reduzida os possam manipular. “Se nos derem pequenos computador só podemos acionar uma função, não conseguimos mais. Um carrinho telecomandado também não é aconselhável porque vai para longe da criança. Ou seja, os ideais são peluches com luz, som e movimento, de preferência que não andem, e são esses que gostam e ficam super excitados quando mexem no brinquedo”, começa por explicar o professor de Robótica Electrónica Industrial da Universidade do Minho, Fernando Ribeiro,

“Um brinquedo adaptado é extremamente caro e o equipamento que acrescentamos ao brinquedo custa meia dúzia de euros, não é nada que justifique um preço 10 vezes superior”, realça o responsável pela iniciativa. “O que fazemos é colocar um interruptor em cada brinquedo de maneira a que esse brinquedo possa ser acionado de forma autónoma pela própria criança e não por um adulto que a acompanhe”, explica o professor Fernando Ribeiro.

Esta iniciativa de adaptação de brinquedos, possível graças à colaboração do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho, está prevista realizar-se na primeira semana de dezembro no laboratório de Robótica do Campus de Azurém da Universidade do Minho, sendo que um dia as adaptações serão feitas na Sociedade Martins Sarmento para que o público possa assistir. “Usamos um dia da semana para fazer a adaptação no centro da cidade para que as pessoas nos possam visitar”, refere o professor.

Esta iniciativa dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM), em cooperação com a Associação Académica da UMinho (AAUM) e a Associação de Antigos Estudantes da UMinho (AAEUM) e do SalusLive – Centro Terapêutico conta com vários pontos de recolha nos Complexos Desportivos dos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães) de segunda a sexta-feira das 8h00-22h00, ao sábado das 10h00-14h00 e 16h00-19h30 e ao domingo das 16h00-19h30.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta