INR promove fórum sobre assistência pessoal na vida ativa no ensino superior

PorFórum

INR promove fórum sobre assistência pessoal na vida ativa no ensino superior

No âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) está a promover um ciclo de fóruns a nível nacional dedicados à reflexão e debate sobre o papel da assistência pessoal nas várias dimensões da vida ativa.

Entre estes encontros, destaca-se o Fórum “Vida Independente: A Assistência Pessoal na Vida Ativa – Ensino Superior”, que terá lugar no próximo dia 9 de outubro de 2025, em formato presencial, no Auditório do IEFP, em Coimbra (Rua António Sérgio, n.º 70 – Pedrulha), entre as 14h00 e as 16h30.

O programa da sessão contará com a intervenção de José Manuel Monteiro de Carvalho e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, na abertura. Seguir-se-ão as comunicações de personalidades de diferentes áreas ligadas ao ensino superior, à intervenção social e ao movimento associativo, entre os quais o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Presidente do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE), David Coelho Ramos e da Direção da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Cristina Soutinho. O evento contará, ainda, com as intervenções de testemunhos diretos de destinatários de assistência pessoal, como David Zacarias Pedro e Patrícia Dinis, e ainda da assistente pessoal Andreia Santos, do CAVI da AFSD – Cavalo Azul. O encerramento estará a cargo da Presidente do Conselho Diretivo do INR, I.P., de Sónia Esperto. A participação é gratuita, mediante inscrição AQUI até ao dia 8 de outubro de 2025, estando o programa sujeito a alterações de última hora.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta