Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” é assegurado na época balnear de 2020

PorFórum

Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” é assegurado na época balnear de 2020

De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. no respetivo website, existem mais de 200 praias acessíveis “que proporcionarão, em todas as regiões do Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, espaços lúdicos inclusivos, ainda que em número ligeiramente inferior ao dos anos anteriores”.

As três entidades promotoras do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” – o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal (TP)  – assumem a satisfação por os municípios e concessionários, não obstante os condicionalismos económicos e a necessidade de implementar regras sanitárias adicionais devido à pandemia pela doença COVID-19, terem aderido a esta iniciativa inclusiva.

“Apesar de ter sido proibida a utilização da generalidade dos equipamentos de uso coletivo nas praias, houve o cuidado de garantir que os equipamentos de apoio ao banho de pessoas com mobilidade condicionada iriam manter-se disponíveis, para que pudessem usufruir desse grande prazer”, lê-se na nota.

O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” assegura, com a devida higienização desses equipamentos anfíbios, que as pessoas com mobilidade condicionada e seus acompanhantes poderão usufruir destes importantes espaços de lazer, com segurança, conforto, equidade e autonomia nesta época balnear de 2020.

Entretanto a Associação Salvador lançou uma petição a apelar às câmaras municipais por uma época balnear mais inclusiva. “A Associação Salvador vem manifestar a sua preocupação e indignação, em defesa das pessoas com deficiência motora, pelo facto de este ano não existirem praias com a distinção de Praia Acessível nas zonas mais próximas de Lisboa, nomeadamente nos concelhos de Cascais e Sintra, não tendo sido submetida qualquer candidatura durante este ano”, refere a instituição no respetivo website.

A petição pode ser consultada AQUI

 

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta