Inscrições abertas: UMinho aposta no Design Inclusivo

PorFórum

Inscrições abertas: UMinho aposta no Design Inclusivo

“Design Inclusivo” é uma das unidades curriculares opcionais que a Universidade do Minho (UM) disponibiliza a todos os alunos para o ano letivo de 2019/2020.

Lecionada pela professora Paula Trigueiros da Escola de Arquitetura da UM, esta disciplina pretende sensibilizar a comunidade académica para a inclusão, contribuindo para promover a mudança e projetar um futuro mais inclusivo e aberto à diversidade.

“Propõe-se uma perspetiva introdutória, alargada e abrangente, encarando o tema ‘design’ como fator de inclusão de pessoas com incapacidade ou idosas, com foco no contexto atual da sociedade portuguesa”, lê-se na nota enviada ao Fórum Municipal.

Podem inscrever-se nesta Opção UMinho os alunos do 3.º ou 4.º ano de cada licenciatura. A inscrição é realizada no Portal Académico em simultâneo com o processo de matrícula no ano letivo.

Esta unidade curricular de “Design Inclusivo” desenvolve-se em três horas semanais ao longo de um semestre – funcionará em Azurém no 1.º semestre e em Gualtar, no 2.º – e pretende explicar os conceitos de Design e Inclusão, ao mesmo tempo que explica a oportunidade que representa e a pertinência das intervenções inclusivas. Além disso, propõe-se a apresentar e discutir estudos de casos, dar a conhecer as normais e a legislação associadas, assim como as abordagens e métodos de inclusão pelo design.

Curso Acessibilidade e Design Inclusivo

Além da unidade curricular, o curso Acessibilidade e Design Inclusivo propõe-se, em 12 semanas (60 horas), a abordar dois domínios atuais de formação na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM): a Acessibilidade, na arquitetura e nos espaços urbanos, e o Design Inclusivo, focado na conceção e interação com equipamentos e produtos.

Este curso de formação especializada tem um custo associado de 260€ (pago no ato da matricula) e são admitidos os titulares do grau de licenciatura em qualquer área científica.

Mais informações em: https://www.arquitetura.uminho.pt/pt/Ensino/Cursos_nao_conferentes_de_grau/cfe/Paginas/Acessibilidade-e-Design-Inclusivo.aspx

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta